Descritores ou Palavras-chave da Pesquisa

Em geral, para a execução dos trabalhos teórico-acadêmicos, faz-se necessário o levantamento da bibliografia pertinente ao assunto estudado, havendo maior ou menor rigor dos professores na avaliação do material selecionado.

Quando essa pesquisa acadêmica assume um caráter científico, recomenda-se que o levantamento bibliográfico percorra uma “trajetória metodológica” previamente delineada. Para isso, o pesquisador deve seguir alguns passos.

O primeiro passo é a definição dos descritores ou palavras-chave.

A norma técnica da ABNT NBR 6028:2003 define palavra-chave como a expressão representativa do assunto ou conteúdo da pesquisa, escolhida, preferencialmente, em um vocabulário controlado.

Igualmente, descritores são expressões eleitas para uniformização de sinônimos de modo a facilitar a localização de dados (bibliografias, por exemplo) em bases específicas, tais como bibliotecas, sites de legislação, de jurisprudências, etc.

Desse modo, caso os descritores de uma pesquisa sejam selecionados aleatoriamente, isto é, sem uma consulta prévia a um vocabulário controlado, é provável que o pesquisador não encontre resultados ou bibliografias pertinentes nas bases de dados.

Recomenda-se, então, a seleção das palavras-chave no site de vocabulário controlado mais apropriado a cada área:

Identificados os descritores da sua pesquisa, inicia-se a consulta em bancos de dados.

As palavras-chave, portanto, nortearão o levantamento de artigos, livros, capítulos de livros, teses, dissertações, legislação e jurisprudência relacionadas àquele tema nas bases pesquisadas.

Dúvidas??? Deixe comentários!

Bjnhs, Marina 🙂

Um comentário sobre “Descritores ou Palavras-chave da Pesquisa

Os comentários estão desativados.