Citações e Referências de Textos Eletrônicos

Todo trabalho acadêmico necessita de sustentação teórica. Um dos recursos utilizados para isso é a apresentação de citações e referências, mas há uma forma legal de se fazer isso especificada por organismos oficiais. Dentre eles está a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 10.520/2002 e 6.023/2002). Não atender a essas especificações configura  PLÁGIO.

Atualmente é grande o volume de materiais  em documentos eletrônicos principalmente as informações disponíveis na internet – WEB com a sigla www (World Wide Web) em formatos como http (hipertext transfer protocol).  A citação desse tipo de material exige alguns cuidados além dos já adotados nas citações e referências de materiais físicos.

Vamos abordar o formato Autor/data amplamente utilizado nos trabalhos acadêmicos. Independentemente do material consultado as citações nesse modelo devem apresentar ao longo do texto apenas os elementos já conhecidos – SOBRENOME, ano – acrescidos da página citada em caso de citações diretas (SOBRENOME, ano, p.   ). Exatamente como é feita nas citações de materiais físicos.

Em muitos casos nos documentos eletrônicos não há página, nesse caso utiliza-se a expressão: “online

Ex.:

No corpo do texto:

O juiz tem por função apurar os fatos trazidos ao processo, a fim de declarar o direito. Ao advogado, por sua vez, no exercício de sua atividade, incumbe um dever de vigilância, para evitar prejuízo ao seu cliente, no âmbito da causa sob seu patrocínio, em razão de equívocos ou dúvidas em relação aos fatos envolvidos na demanda. (SARAIVA, 2015, online)

Atenção:

  • O endereço eletrônico do material não deve aparecer ao longo do texto, mas utilizado somente nas referências finais do trabalho.
  • Se não houver o ano de publicação especificado no texto utilize o ano do acesso seguido da expressão “online”.

Na lista de Referências devem aparecer os seguintes elementos:

 SOBRENOME, Nome [do autor do artigo]. Título do artigo. Entidade da publicação [site, organização, associação etc.], ano. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: [data do acesso – dia mês ano]

Ex.:

SARAIVA, Paulo Lopo. A presença do advogado (a), no mundo hodierno. Ordem dos Advogados do Brasil, publicações, 2015. Disponível em: <http://www.oab.org.br/publicacoes/detartigo/68&gt;. Acesso em: 26 out. 2015.

Muitos materiais encontrados na internet não apresentam de forma clara esses elementos. Vamos especificar alguns casos:

  • Ausência de autor do texto. Utiliza-se o nome da pelo entidade responsável texto:

Ex.:   De acordo com o Ministério da Educação (2015, online) o “Prouni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas”.

Na lista de Referências devem aparecer os seguintes elementos:

Ex.:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PROUNI- Programa Universidade para Todos, 2015. Disponível em: <http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa&gt; . Acesso em: 26 out. 2015.

Mas muita ATENÇÃO

  • Cuidado com os materiais disponíveis na internet. Utilize apenas os que possuem credibilidade acadêmica. Evite blogs e sites que não conheça as credenciais dos autores.
  • A NBR 6023 da ABNT não recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes (e-mails, Twitters etc)

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-10520: informação e documentação – apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR-6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002. 24p.

**************************************************

Quaisquer dúvidas deixe seu comentário abaixo.