Relatório Parcial de Iniciação Científica

 

O que é o Relatório de Iniciação Científica?

O Relatório de Iniciação Científica consiste na exposição escrita dos resultados alcançados pela realização da pesquisa.

Segundo o Regulamento Nacional nº 07/2006 do CNPq, exige-se:

2.2.2 - Para o aluno: 
[...] 
e) apresentar os resultados parciais e finais
da pesquisa, sob a forma de painel ou exposição 
oral, acompanhados de relatório, nos seminários 
de iniciação científica promovidos pela IES.

Portanto, para cumprir tal exigência, as Instituições de Ensino solicitam um Relatório Parcial, em regra, após seis meses do início da execução da pesquisa, e um Relatório Final, até 60 (sessenta) dias após o término do projeto.

Dessa forma, a apresentação dos Relatórios Parcial e Final da pesquisa são compromissos dos participantes do Programa de Iniciação Científica.

Como fazer o Relatório Parcial?

O primeiro passo é observar as exigências específicas da sua Instituição de Ensino (IES).

Em regra, o Relatório Parcial deve conter alguns requisitos, tais como Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados Parciais/Discussão, Cronograma e Referências.

Introdução do Relatório Parcial deve ser breve e sucinta.

A partir do Projeto de Pesquisa, deve ser feita uma breve apresentação do tema, acompanhada da problemática e da justificativa para a realização da pesquisa.

Os objetivos da pesquisa devem ser claros, diretos e bem delimitados. Tanto podem ser colocados em um capítulo próprio do Relatório – no início de uma nova página – como explicitados na Introdução. Neste último caso, recomenda-se a utilização da frase: “o objetivo geral da pesquisa é” seguida de um verbo no infinitivo.

Na Metodologia do Relatório Parcial, devem ser citadas as características metodológicas da pesquisa – por exemplo, “Trata-se de pesquisa qualitativa que tem a finalidade descritiva que utilizou, até agora, as técnicas de pesquisa bibliográfica, etc”.

Além disso, deve ser descrita a trajetória metodológica percorrida pelo pesquisador para a resolução da problemática, informando os descritores e as bases de dados selecionadas para a realização da pesquisa.


Sobre a seleção dos descritores, recomendo a leitura do post: Descritores ou Palavras-Chaves da Pesquisa

Sobre a consulta nas bases de dados: Definidas as palavras-chave da pesquisa, deve ser feita uma pesquisa booleana nas bases de dados elegidas – diferente da pesquisa simples, a booleana combina de forma diversa os termos da pesquisa a partir dos seguintes operadores: AND (E), OR (OU), NOT (MENOS), ADJ, etc. Diante dos resultados mostrados, devem ser eleitos “critérios de inclusão e de exclusão” para seleção daquilo que realmente se relaciona à resolução da problemática da pesquisa. Recomenda-se à indicação do total de resultados relevantes encontrados.


A partir dos resultados levantados nas bases de dados, devem ser indicados, mesmo que parcialmente, os Resultados Parciais/Discussão da pesquisa. Nesse momento, o pesquisador deve ser cuidadoso na apresentação desses resultados, pois deve preparar o leitor – conceituando institutos, indicando os artigos constitucionais ou legais existentes, etc. – para a total compreensão da problemática e da sua resolução.

O Cronograma é extremamente relevante para a execução da pesquisa. Nele, devem ser indicados todas as suas etapas, incluindo-se, conforme o caso, a trajetória metodológica, a leitura dos artigos levantados em bases de dados, a realização de entrevistas e etc., bem como o prazo de cumprimento.

Torna-se necessário alinhar o cronograma do projeto de pesquisa com o do Relatório Parcial. Graças ao cronograma, o pesquisador atento sabe se está adiantado ou atrasado em sua pesquisa.

Finalmente, devem ser listadas nas Referências Bibliográficas todas as bibliografias consultadas e utilizadas para a realização da pesquisa – colocadas, preferencialmente, na ordem alfabética.

Mais informações, disponibilizo abaixo um modelo de Relatório Parcial.

Modelo de Relatório Parcial:

Modelo de Relatório Parcial – PIBIC

Quaisquer dúvidas, deixem nos comentários!

Bjnhs, Marina 🙂 

2 comentários sobre “Relatório Parcial de Iniciação Científica

Os comentários estão desativados.